A conjugação dos verbos em francês está mais confusa que a série Dark quando você dormiu em um episódio? Neste post vamos recapitular as noções de base da conjugação em francês para você não se perder quando chegar nos “próximos episódios”.
Os três grupos de conjugação
Primeiro grupo: final em er
Os verbos que terminam em er fazem parte do primeiro grupo. Boa notícia: são regulares e representam em torno de 90% dos verbos da língua francesa. Alguns exemplos: aimer (gostar, amar), manger (comer), danser (dançar).
Existe uma única exceção: o verbo aller (ir), que é irregular e pertence, assim, ao terceiro grupo.
PARLER
Je parle
Nous parlons
Tu parles
Vous parlez
Il parle
Ils parlent
Clicando aqui você pode ver um post inteiramente dedicado aos verbos do primeiro grupo.
Segundo grupo: final em ir
O segundo grupo é formado pelos verbos que terminam em ir. Por exemplo: choisir (escolher), remplir (preencher), rougir (avermelhar, por exemplo, quando se está tímido).
Nem todos os verbos que terminam em ir estão no primeiro grupo. Se você conhecer o participe présent do verbo e ele terminar em issant, isso significa que ele é regular e está nesse grupo. Do contrário, é praticando que a gente aprende.
Terceiro grupo: todos os outros
Os verbos do terceiro grupo são todos que não pertencem aos grupos anteriores. Ou seja, são irregulares. Alguns dos verbos mais utilizados quando começamos a estudar francês pertencem a esse grupo, como: être (ser/estar), avoir (ter), aller (ir), venir (vir). Fora esses verbos utilizados como auxiliares, os mais frequentes são: faire (fazer), savoir (saber), prendre (pegar, tomar), mettre (colocar), connaître (conhecer), vouloir (querer).
A principal característica desse grupo é que o radical de um verbo pode se alterar na conjugação do presente. O verbo vouloir, por exemplo, possui três radicais diferentes.
VOULOIR
Je veux
Nous voulons
Tu veux
Vous voulez
Il veut
Ils veulent
Como conjugar?
Para compreendermos a formação de um verbo, precisamos estar atentos ao seu radical e à sua terminação, uma vez que não é apenas o final dos verbos que se modifica. O radical também pode se alterar de acordo com o tempo verbal. Por exemplo:
O tempo verbal Imparfait, equivalente ao nosso “pretérito imperfeito” (eu estava, eu fazia…), é formado pelo radical da conjugação do presente, na primeira pessoa do plural (nous). Acompanha o raciocínio:
Existem muitos tempos verbais em francês. Existem os modos indicativo, subjuntivo, condicional, imperativo, particípio, gerúndio e infinitivo. E dentro deles, existem diversos tempos. Mas fique tranquilo: conhecendo 4 tempos verbais você já consegue ter conversas em um nível intermediário de qualidade. Pode se comunicar com franceses sem dificuldades.
Auxiliares
Os verbos être e avoir são os principais auxiliares em francês, e é por isso que sempre dizemos que é muito importante conhecê-los muito bem. Nos tempos verbais compostos, apenas o auxiliar é conjugado, enquanto o verbo principal permanece no particípio, uma forma impessoal, que não vai se alterar de acordo com a pessoa que pratica a ação.
Confira os tempos verbais dos auxiliaires être e avoir em tempos compostos:
Em resumo
Identificar o grupo
Identificar a pessoa (sujeito do verbo)
Identificar o tempo – e aí pode partir para a formação do verbo (radical+terminação)
TESTE O SEU CONHECIMENTO AGORA!
Faça o login, é gratuito! Se você não tem uma conta, crie-a aqui
Compartilhe
Publicado por: Fernanda Conciani
Doutoranda em literatura francesa em Québec (a cidade!), também joga capoeira e ensina yoga em francês nas horas vagas.
Comentários
Excelente iniciativa. Estou apreciando muito. saudações.
Merci !